Crédito Imagem: Javier Ábalos
BEM-VINDOS ao BEAGLE DE DARWIN!
Um fórum da Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva que divulga o mais recente trabalho de investigação em Biologia Evolutiva desenvolvido em Portugal, ou por investigadores Portugueses, pelo mundo fora.
Um fórum da Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva que divulga o mais recente trabalho de investigação em Biologia Evolutiva desenvolvido em Portugal, ou por investigadores Portugueses, pelo mundo fora.
Se gostavas de ter o teu trabalho exposto aqui, manda-nos um email!
Para aceder a publicações mais antigas, visita o site anterior clicando aqui
Genética das populações e grupos sociais: como pequenos grupos podem aumentar a diversidade genética
"A organização em grupos sociais é uma das grandes transições da história evolutiva. A estrutura social desempenha um papel importante para muitas espécies e são diversos os taxa no reino animal onde encontramos organização social. A evolução social é geralmente interpretada como um modo de conferir benefícios em termos de sucesso reprodutor, protecção e recursos: em muitas espécies, indivíduos de um mesmo grupo cooperam para defender um território, procurar alimento, detectar predadores ou proteger as crias."
Por Bárbara Parreira, 10.11.2020 |
Os indivíduos e seus cardápios
"Estudei um grupo curioso de espécies tropicais rãs que são ecologicamente muito parecidas: se alimentam dos mesmos tipos de presas, são ativas nos mesmos períodos do dia e se abrigam nos mesmos abrigos. Meu interesse nesse sistema remete a uma duradoura pergunta em ecologia: como espécies ecologicamente similares conseguem coexistir na natureza? Meu palpite era que variações ecológicas dentro das espécies, ou seja, entre indivíduos, poderiam ter um papel importantes nas interações entre espécies."
Por Raul Costa Pereira, 13.08.2020 |
Bactérias cooperantes? Parece um oximoro...
"Estou a trabalhar com bactérias, investigando o modo como cooperam umas com as outras. Bactérias cooperantes? Parece um oximoro, mas longe vão os tempos em que víamos as bactérias como simples robots a viver num “cada-um-por-si” nos solos, águas, animais e plantas. Agora, sabe-se que as bactérias interagem constantemente umas com as outras. Por um lado, estão em constante competição, pois muitas vezes há pouco espaço e poucos nutrientes disponíveis. Mas também há muitos casos de entreajuda entre micróbios. Alguns constroem “cidades” (chamadas “biofilmes”) onde várias espécies coexistem e se protegem mutuamente; outros trocam “comida” (imaginem: o micróbio A produz um nutriente de que o micróbio B precisa; o micróbio B retribui produzindo algo de que o micróbio A necessita); e até há uns que cometem suicídio para salvar os seus colegas de colónia."
Por Alexandre Figueiredo, 07.07.2020 |
A mais bela história do mundo, contada a todos
"O que queremos compreender é como e com que velocidade é que a natureza seleciona estas diferenças e como elas estão codificadas no genoma. Para isso desenhámos uma experiência com o intuito de capturar a seleção natural a atuar em tempo-real!"
Por Telma Laurentino, 02.12.2019 |
Conseguem as populações adaptar-se ao aquecimento global?
"O nosso trabalho tem-se focado em tentar perceber como se processa a adaptação de populações a novos ambientes. Presentemente, estamos a estudar a evolução de populações do insecto Drosophila subobscura num cenário de aquecimento global. O principal interesse científico do projecto ADAPTCLIMWARM, que apresentamos abaixo, prende-se com o potencial evolutivo das populações em resposta a ambientes térmicos dinâmicos."
Por Pedro Simões, 03.11.2019 |