Os contos que Darwin gostaria de ter lido aos netos
Breve descrição do projeto:
A evolução está à nossa volta, em todo o lado. Cada ecossistema, cada espécie, cada população tem a sua própria história evolutiva, tendo muito para nos ensinar sobre como funciona a evolução e qual a sua importância. Como contar histórias é uma excelente forma de comunicar ciência, a APBE vem desafiar alunos e professores de todos os ciclos de ensino para criarem e partilharem com todos histórias evolutivamente corretas!
1- O conto deve ser inédito e estar escrito em língua portuguesa, não devendo ultrapassar os 25 000 caracteres (incluindo espaços). Deverá ser enviado em formato pdf através do formulário que podem encontrar aqui até ao dia 30 de Abril. O conto poderá ser uma obra totalmente original ou uma reinvenção criativa de contos tradicionais. 2- O conto deverá explorar corretamente pelo menos um conceito chave da evolução e/ou processo evolutivo. Entre outros temas, o conto poderá explorar: a diversidade que existe dentro das espécies e/ou os processos que a geram, a seleção natural, a seleção sexual, a deriva genética e a especiação.
Quem pode participar? Poderão participar alunos portugueses ou estrangeiros até ao 12º ano. Todas as candidaturas deverão indicar professores mentores (um ou dois) que deverão ter lido o conto e dado consentimento para a sua submissão. Os participantes poderão concorrer com obras individuais ou em co-autoria em 3 categorias: Categoria primeiro ciclo do ensino básico - destinada a alunos que frequentarem o primeiro CEB; Categoria segundo e terceiro ciclo - destinada a alunos que frequentarem o segundo e terceiro CEB; Categoria secundário - destinada a alunos que frequentem o ensino secundário. Cada candidato poderá submeter mais do que uma obra a concurso, mas a sua submissão deverá ser independente.
Como participar? Processo de deliberação: As obras serão avaliadas por um júri de 3 pessoas que incluirá um biólogo evolutivo representante da APBE, um docente/investigador na área da literatura e um docente na área das ciências biológicas. Os membros do júri não poderão ser familiares diretos (avós, pais, tios, irmãos ou primos) de nenhum dos concorrentes a este concurso.
Este júri avaliará as obras atendendo ao seu mérito relativamente a: a) aos conceitos da evolução que abordam e correção científica; b) correção linguística; c) criatividade e literariedade. A deliberação será feita por maioria de votos, devidamente fundamentada e será divulgada no dia 1 de Junho de 2022. Esta decisão não é passível de recurso.
Prémios. Em cada categoria existirá apenas uma obra vencedora. Os autores dessa obra receberão um vale FNAC no valor de 100 euros. As escolas dos alunos vencedores receberão recursos educativos para explorar evolução apropriados a cada ciclo de ensino, bem como uma cópia do livro que poderá ser editado com os contos selecionados. O Júri poderá ainda atribuir menções honrosas a obras selecionadas e todos os concorrentes receberão um certificado de participação. Os docentes que estiverem associados às candidaturas dos alunos receberão um certificado de mentoria.
Direitos de autor das obras Ao submeterem as obras a este concurso os autores das mesmas autorizam a APBE a torná-las públicas nos seus canais de divulgação e a publicá-las em livro. A APBE poderá editar um livro que incluirá contos selecionados.
Exclusão do concurso Serão excluídas do concurso: 1- Todas as candidaturas que não preencherem corretamente todos os campos do formulário ou não forem submetidas no prazo previsto; 2- Todas as candidaturas cujos autores e professores mentores, após terem sido informados das condições de candidatura, prestem informações que se verifiquem ser falsas ou informem a APBE de irregularidades no processo de submissão que configuram problemas éticos; 3- Todas as candidaturas que apresentem evidências de plágio.
Consulta aqui os vencedores e o júri do Concurso de 2022